07/04/2016 - 20:30
O chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale, ressaltou a relação de harmonia que vivem, no Pará, os poderes Executivo e Legislativo

O Governo do Pará entregou nesta quinta-feira (7), no Palácio do Governo, para representantes de doze municípios, ambulâncias que vão reforçar o atendimento de saúde no interior. A entrega teve a presença do chefe da Casa Civil, José Megale, e de oito parlamentares da Assembleia Legislativa. Em 2015 foram entregues equipamentos que somam um total de R$ 3 milhões oriundos de emendas parlamentares. Nessa etapa o valor chega a R$ 1,326 milhão. Também foram entregues duas ambulanchas para os municípios de Oriximiná e Bagre.

“Hoje foi um sonho realizado de muito tempo. Hoje estamos aqui para receber uma nova ambulância, sendo aberta pela primeira vez, que vai atender não só a nossa comunidade como as comunidades ao redor da nossa e mais as da beira da estrada”, disse Dilson Castro Viana, 57 anos, morador da comunidade do Arapari, no município de Barcarena. Ao todo serão 316 famílias beneficiadas na comunidade do Arapari e mais oito comunidades no entorno.

Para José Megale, isso é fruto de um trabalho em conjunto entre Executivo e Legislativo. “Poucos Estados no Brasil vivem a harmonia e a relação transparente que vivemos. Daí a determinação do governo em buscar as alternativas possíveis para fazer cumprir e honrar com as emendas parlamentares”, disse, reforçando que a relação da Assembleia com o Governo é republicana. “É por isso que aqui estão diversos partidos, inclusive partidos da base de oposição ao Governo”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda, esse momento tem muito simbolismo e é muito significativo da ação parlamentar. “Esse é o momento de confraternização, de festa, de coroamento da ação dos deputados, mas há também um duro trajeto para chegar até aqui. É muito importante para nós essa parceria com o governo, para que tenhamos a capacidade de viver em harmonia com o Executivo, votando projetos e leis”.

A adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Heloísa Guimarães, reafirmou a alegria de estar em um momento da entrega da ambulância. “É um ato de muita felicidade. É o momento em que finalizamos uma das tarefas da Secretaria de Saúde, que é tentar atenuar a dor do paciente e a responsabilidade da transferência, com o bom cumprimento da saúde e do gestor. Nesse momento a gente fica muito feliz de poder colaborar com isso”.

Representando os municípios atendidos, o prefeito do Moju, Deodoro Pantoja, explicou que é sempre bom receber esses benefícios. “Agradeço aos deputados que têm se sensibilizado com a questão da saúde, que é muito séria no país, no Estado e nos municípios. Se cada um fizer a sua parte, tudo tende a melhorar nos municípios. Fico feliz de estar aqui recebendo não a primeira, mas a terceira ambulância vinda de emenda parlamentar”.

A prefeita de Ulianópolis, Neusa de Jesus Pinheiro, disse que receber a ambulância é uma honra. “É imensa a satisfação de receber uma ambulância para o município. Um transporte de qualidade para um município que já tem dificuldade de acesso, pela distância, é qualidade de vida também, não só para a população como também para a própria equipe de saúde que trabalha no município”.

O prefeito de Ourém, Valdomiro Fernandes Coelho Junior, agradeceu a todos que trabalharam para a chegada desse momento. “Nosso município é a 180 km da capital, mas é um município que necessita de muita ajuda. Só temos a agradecer aos deputados e ao Governo do Estado”.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega os deputados Ana Cunha (PSDB), Júnior Hage (PDT), Milton Campos (PSDB), Osório Juvenil (PMDB), Thiago Araújo (PPS), Renato Ogawa (PR), Jaques Neves (PSC) e Júnior Ferrari (PSD), autores das emendas parlamentares.

Por Silvia de Souza Leão

Casa Civil