05/09/2017 - 11:30
“A partir de hoje meus caros, mais do que militares a serviço da sociedade, vocês passam a ser um exemplo e uma referência para muitos”, destacou o chefe da Casa Civil.,José Megale.

Uma solenidade cívico-militar marcou, no último dia 1º, a certificação dos 101 novos soldados que passam a integrar o quadro do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A cerimônia, alusiva ao Curso de Formação de Praças, foi realizada no Comando geral do CBM, em Belém, e contou com o desfile de tropas e a presença de autoridades civis e militares.

Presente à solenidade na condição de representante do governador do Pará, Simão Jatene, o chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado, José Megale Filho, destacou em seu discurso a importância da missão conferida aos novos soldados bombeiros. “A partir de hoje meus caros, mais do que militares a serviço da sociedade, vocês passam a ser um exemplo e uma referência para muitos” afirmou.

“Esse é um momento de celebração e de gratidão para todos nós. Esses sete meses de duração do curso foram um verdadeiro desafio, pois cada um teve que superar suas dificuldades individuais, seus medos e o rigor que a formação exige. Em nome de todos, só temos a agradecer por esta conquista”, destacou o soldado Marlon Ribeiro, que foi o orador da turma.

O Curso de Praças BM é o curso único voltado à formação na carreira de praça BM. Ele permite que o militar exerça as diversas atividades fim e meio da corporação e o conduz em sua carreira até a graduação de 3° Sargento, momento em que a formação será complementada pelo Curso de Adaptação à Graduação de 3° Sargento e, posteriormente, pelo Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Por ser a única formação propriamente dita em toda a carreira, o curso contempla todos os conhecimentos, competências e habilidades que os militares necessitarão para atuar em cada graduação alcançada.

O soldado Leonardo Sovana, primeiro colocado do concurso, recebeu a medalha “Francisco Feliciano” pela dedicação aos estudos. “Quando se fala em formação, a palavra que vem à minha mente é superação, pois desde que passei no concurso eu sabia que a caminhada não seria fácil. Desde o primeiro momento que eu ingressei na corporação procurei me dedicar ao máximo. Essa medalha é fruto de muito esforço e, sem dúvida, representa uma grande vitória, não só minha, mas de todo os militares que aqui estão”, disse o formando.

Aprovados no último concurso público, os novos bombeiros militares receberam treinamento específico para exercer a profissão. Ao longo das aulas, a nova turma de soldados passou por testes que avaliaram a capacidade intelectual, física e psicológica de cada um, habilitando-os a integrar o quadro efetivo da corporação.

O Curso de Formação de Praças teve duração de sete meses e foi ministrado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças Major Henrique Rubin. Durante a solenidade, os formandos receberam a divisa de soldado das respectivas madrinhas e padrinhos.

Emocionado, Raimundo Cavalcante, pai do soldado Hamilton Cavalcante, falou sobre a conquista do filho. “É um sentimento de intensa felicidade o que estamos vivendo agora. Um pai sempre quer o melhor para o filho, e esse é o maior retorno que eles poderia nos dar. Desejo a ele uma carreira brilhante, que seja feliz na profissão que escolheu, pois é o início de uma caminhada e a luta está apenas começando”, disse.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Zanelli Nascimento, deu as boas vindas aos novos soldados. “Essa é a nova família de vocês. Honrem a missão que lhes foi dada, pois vocês foram escolhidos dentre muitos. O compromisso diário de vocês a partir de agora é salvar vidas e proteger o cidadão.”, asseverou.

Com a formação, o Corpo de Bombeiros do Pará passa a contar com 3.182 homens distribuídos em 38 unidades BM em 25 municípios do Pará.

(Colaboração: Carlos Yuri)

Por Vivian Rosa Leite